sábado, 26 de setembro de 2009

Entrevista com o autor Tiago de Melo

Por: Gabriella Baptista / Catarina Soares / Lais Maia (9ºB)


No dia 09 de junho o Marupiara recebeu a visita do escritor Tiago de Melo, autor do livro do projeto de leitura do ano, “3 X Amazônia”. Em um encontro com os alunos, o simpático escritor esclareceu dúvidas e curiosidades dos alunos. Leia a entrevista abaixo:

JM: Quanto tempo você demora para escrever uma história?

TM: Depende muito. Às vezes, uma semana, se o livro for curto. Agora, um livro como o 3x Amazônia demora mais, um ano. Pois é uma história em que foi preciso utilizar pesquisas e explorar outras leituras.

JM: Fale sobre seu livro “ 3 x Amazônia”.

TM: A história desse livro me deu um trabalho árduo, porque eu precisava de argumento. Acho que vão me perguntar muito se estive na Amazônia e eu não estive lá, mas vi pelos olhos dos outros que estiveram. E é o olhar do estrangeiro mesmo, o olhar de fascínio. É o olhar que mesmo a gente que mora aqui acaba tendo, porque quarenta por cento do nosso país é floresta. Você se lembra disso quando está aqui em São Paulo? A gente também é um estrangeiro dentro do nosso próprio país. Não temos conhecimento dessa diversidade cultural e esse livro trata da floresta em vários aspectos: da grandiosidade, dos perigos, da fauna e da flora. E o aspecto cultural sociológico: da cultura cabocla, indígena, dos mitos e das lendas. Principalmente esse olhar de fascinação. E não tem um discurso de Salve a floresta. Quero mostrar a magnitude da floresta, implicitamente você já vai respeitar. A intenção é mostrar pelo lado: isso é do meu país e tenho de respeitar e não posso deixar esse cenário acabar. Demorei com a pesquisa, a trama tem de ficar bem amarrada, tive de me preocupar com a descrição da floresta, dos bichos, com as lendas. Demorei um ano, todo dia escrevendo um pouquinho. A floresta é essa explosão, é megalomaníaco: é o maior rio do mundo, é a maior biodiversidade do mundo, é a maior floresta do mundo.

JM: Os personagens foram inspirados em alguém?

TM: As gêmeas da história eu me inspirei em duas garotas também gêmeas de minha cidade natal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário