quinta-feira, 10 de março de 2011

Futebol, sociedade e cultura

Palestra do Prof. Flávio de Campos.
Por Luiza Martins e Mayra Abrahão (9ºC)

Fotos: Gustavo Novak (9ºB)
Na segunda feira, dia 28 de fevereiro de 2011, recebemos o professor Flávio de Campos, autor do livro didático de História do Ensino Médio, que ministrou uma aula magna referente a futebol e as ligações deste esporte com história e política. Professor da USP há onze anos e torcedor fanático do Palmeiras, Flávio afirmou que o futebol tem um papel cultural universal e é um elemento importante para conhecer o Brasil.
Mas por que o Futebol? Segundo o professor, este esporte é praticamente como uma "religião" para os fanáticos, pois, antes de qualquer coisa é um jogo. Vivemos em uma sociedade lúdica onde cada vez mais as pessoas sentem-se atraídas pelos jogos, pois estes criam realidades fascinantes, de modo que o torcedor diante da partida, segundo o palestrante, ‘’torce, contorce e distorce’’.
Como torcedor, ele acredita que a rivalidade entre os times é o que torna o futebol ainda mais interessante. Portanto, o futebol "cria" identidades. Entre os principais times rivais estão: Grêmio e Inter, Roma e Lazio, Boca e River, Manchester United e Manchester City, Internazionale e Milan e Palmeiras e Corinthians. Flávio nos contou também que a Copa do Mundo está diretamente relacionada com política. Um exemplo dado pelo próprio foi o da Copa da Itália em 1934, época em que os movimentos do nazismo e fascismo mostravam suas garras e que jogadores foram obrigados a fazer a saudação fascista, uma jogada política para tentar promover o sistema.
Outro exemplo dado foi o comício em favor das Diretas Já em 1984, onde mais de dois milhões de pessoas saíram às ruas, dentre estas alguns torcedores fanáticos, cuja participação foi influenciada por jogadores como Sócrates e Casagrande, que apoiavam o movimento civil de reivindicação por eleições presidenciais diretas.
Flávio criticou os bilhões de reais investidos em construções de estádios, uniformes para jogadores, materiais esportivos, entre outros relacionados ao futebol, sendo que tudo isto poderia ser investido na educação,  pois acredita ser o professor a chave para o desenvolvimento do nosso país. Entre os ouvintes desta aula magna estavam os alunos do primeiro ano do ensino médio, alguns alunos convidados dos nonos e oitavos anos e a equipe responsável pela cobertura do evento para o blog da escola, dos quais faziam parte alunos do terceiro ano do ensino médio e do nono ano.
Todos gostaram da apresentação, desde torcedores fanáticos até alunos que não se interessem tanto por futebol. Com muito humor e paixão, Flávio defendeu o seu time fervorosamente, provocando risadas de parte do público. Parabenizamos este palestrante e esperamos que ocorram mais palestras como esta no nosso colégio.

3 comentários:

  1. A palestras do professor Flavio foi incrível!,pois ele explicou sobre sociedade e cultura,através de um grande esporte (futebol),que é conhecido pelo mundo inteiro.

    Daniel Takashi 9ºC

    ResponderExcluir
  2. Realmente deve ter sido de mais essa palestra,pena que eu não fui convidado para esse grande momento de prazer e aprendizado.

    Fabio Nobrega 8 anoA

    ResponderExcluir
  3. Sim, recebemos um grande presente com a aula magna proferida pelo Prof. Flávio de Campos. Apresentar o futebol como objeto de estudo sociológico é brilhante!
    Parabenizo a toda a equipe responsável pelo evento e às alunas Luiza Martins e Mayra Abrahão do 9ºC e ao aluno Gustavo Novak do 9ºB pelo excelente trabalho jornalístico.

    ResponderExcluir